Macacão Plissado
O plissado saiu do armário e votou a ocupar lugar de destaque nas ruas
e vitrines. O plissado dá uma ar de muita feminilidade à roupa. É
leve, jovial e tem um arzinho retro, que é muito bem-vindo na moda
atualmente. O plissado pode frequentar o guarda-roupa de mulheres de
todas as idades, independentemente do comprimento, porém neste ano, o
que está em alta é a barra um pouco acima do joelho ou então super
longa. As confeccionadas em tecidos mais nobres, como seda e chiffon,
podem ser usadas em festas sem medo.
E no inverno 2020, as peças com plissado estão, na maioria, em tricô à máquina, com leve toque de elastano e lurex (o que confere o efeito de brilho aos fios das peças).
No antigo Egito as roupas plissada era considerada digna de rainhas e faraós, como dizem os vestidos plissados encontrados no Vale dos Reis.
Bom, mas vamos a uma breve história da técnica: a palavra plissado vem de origem da palavra francesa plier, que significa dobrar ou preguear. A técnica foi criada no final do século XIX, mas tornou-se popular em três décadas específicas: 20, 50 e 70. Com esse revival 1970´s que invadiu a indústria da moda nas últimas coleções, nada mais justo que, saias, macacões e outras peças ganhassem as charmosas “ dobrinhas”.
A formação artística de Fortuny colaborou para o desenvolvimento da técnica escultural, originária dos experimentos baseados na cultura e tradições gregas. A ideia de buscar uma estrutura que valorizasse as formas femininas e propiciasse liberdade de movimentos alcança o século 21 com o mesmo frescor de sua invenção.
Se inspire nesses modelos e ouse.
0 Comentários